quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Jogadora de futebol sul-coreana pode ser homem !








Jogadora de futebol sul-coreana é acusada de ser homem




O campeonato nacional de futebol feminino da Coréia do Sul pode ser paralisado por um motivo bastante polêmico. Alguns adversários acusam que a atacante Park Eun-Seon seria homem e estão dispostos a não entrar em campo enquanto o gênero da atleta não for comprovado.
O clube Seoul Amazones defende a atleta e declarou que não pretende tomar nenhuma medida sugerida pelos outros clubes, pois isso seria 'uma violação dos direitos humanos da jogadora'. Entretanto, a Comissão Nacional de Direitos Humanos deve investir o caso mesmo assim.





Os times adversários estão exigindo que Park Eun-seun passe por um exame de gênero e prove ser mulher

O futebol é um dos esportes mais populares em todo o mundo. Nós, brasileiros, temos na bola rolando uma face de nossa identidade. Seja no campo, na quadra, na areia ou nos botões do jogo de mesa, homens, mulheres e crianças dedicam seu tempo à prática do esporte ou a acompanhar as jogadas de seus grandes ídolos.
Se você acha que essa paixão futebolística existe somente aqui no Brasil, você está muito enganado. O futebol é praticado em suas diversas modalidades em muitos lugares do mundo, e é a respeito de um time feminino de futebol sul-coreano que nós vamos falar com você agora.
Faz pouco tempo que a Coreia do Sul criou uma organização feminina de futebol, sendo que a temporada oficial de campeonatos só começou em 2009. Um dos maiores nomes do futebol feminino coreano é Park Eun-seun, que tem se destacado por seu ótimo desempenho em campo.

Park Eun-seun

 


A intimidade que a jogadora tem com a bola foi o que bastou para que algumas pessoas torcedoras ou jogadoras de times adversários pensassem que Park é, na verdade, um homem.
Com 1,80 metro de altura e 74 kg, o que está sendo questionado não é a habilidade de Park com o futebol – afinal, em 22 jogos, ela marcou 19 gols –, mas o gênero da jogadora. Em uma reunião com os outros seis times da liga da qual a equipe de Park participa, realizada no último dia 1º, ficou decidido que, se ela não passar por um exame de gênero, a final do campeonato vai ser boicotada.

Histórico

 


Em 2010 Park já tinha sido alvo de especulações durante a Copa Asiática de futebol. Na ocasião, ela fazia parte do time coreano e, inclusive, foi orientada a fazer um exame de gênero. O exame não foi feito e a jogadora ficou fora da partida pela final do campeonato.
À época, em um desabafo no Facebook, Park comentou que já tinha feito dois exames de gênero e que ambos comprovaram que ela era mulher. Além disso, ela explicou que essa situação é bastante frequente e que vivenciá-la é algo doloroso e constrangedor.
Seo Jung-ho, técnico do Amazones de Seul, o time de Park, afirmou que essas acusações não passam, na verdade, de uma grande conspiração contra a grande jogadora coreana.






 Será que ela tem namorado?









Um comentário: